sábado, 21 de agosto de 2010

Só para meninas!

Um bate-papo sobre menstruação e Cia. Para acabar com as suas dúvidas!





É correto usar sabonete íntimo todos os dias?

Sim. A higiene íntima deve ser feita com produtos apropriados para a região, que sejam hipoalergênicos, com pH ácido que varie entre 4,2 e 5,6. Para obter essas informações, você deve checar o rótulo do produto. Mas lembre-se: o sabonete íntimo deve ser usado na região genital externa. É aconselhável dar preferência a sabonetes líquidos, pois os em barra, geralmente, são mais abrasivos e têm pH alcalino, além de aumentar a chance de serem compartilhados com outros membros da família.



FICA DICA! Para evitar o ressecamento da pele, o tempo da higiene íntima não deve ultrapassar três minutos por banho.



Absorventes com perfume têm mais chances de causar alergias?

Sim, o ideal é usar absorventes sem perfume. Qualquer substância extra, como as fragrâncias, pode aumentar o risco de alergia.



Existe problema em usar absorventes diários todos os dias?

O uso diário de absorventes deve ser evitado porque isso aumenta o calor e favorece a ocorrência de infecções vaginais. Se você têm muita secreção, deve procurar um gineco para saber exatamente o que fazer, ok ?



Dormir sem calcinha ajuda a evitar corrimentos?

Sim. Sempre que possível, devemos dormir sem calcinha ou com roupas largas para aumentar a ventilação da região genital.



FICA DICA! Calcinhas de tecido sintético dificultam a ventilação e aumentam a umidade local, o que pode provocar infecções na vagina. Prefira as de algodão.



Com que freqüência devemos trocar de absorvente?

Idealmente a cada quatro horas. Mas tudo depende-rá do fluxo menstrual. Porém, passar muito tempo com o mesmo absorvente aumenta o calor vaginal e isso pode causar alergia e/ou proliferação de bactérias. Por isso, mesmo que o fluxo da menstruação esteja fraquinho, não dá pra descuidar.



Garotas virgens ou aquelas que acabaram de menstruar podem usar absorventes internos?

Com certeza, afinal não há nenhum risco de romper o hímem. O que pode acontecer é um pouco de desconforto na hora de colocá-lo. Lembre-se de ler as instruções da embalagem com atenção antes de usar pela primeira vez.



Tudo bem usar absorventes interno durante todo o ciclo menstrual?

Tudo sim, pois, em geral, os absorventes internos não oferecem nenhum risco á saúde, dede que sejam usados de forma correta, ou seja, trocados em um período máximo de quatro horas e se mantenha os cuidados de higiene adequados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário